Rio de Janeiro, 26 jun (Xinhua) -- O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 14,3% durante a partida entre a seleção brasileira e a Escócia, válida pela fase de grupos da Copa do Mundo, uma redução equivalente a 13.094 megawatts (MW), segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com o órgão, a demanda menor reflete a redução temporária da atividade econômica durante jogos importantes, já que indústrias, empresas e escritórios reduzem ou interrompem algumas de suas operações, enquanto milhões de pessoas acompanham a partida pela televisão ou plataformas digitais.
A demanda era de 91.330 MW no início da partida, às 19h, horário local (22h GMT) de quarta-feira, e caiu para 78.236 MW três minutos antes do apito final, a menor carga registrada durante o jogo.
Ao final da partida, o consumo era de 78.311 MW.
A redução observada é quase equivalente à capacidade de geração da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraguai, a segunda maior do mundo, depois da Usina das Três Gargantas, na China.
O ONS monitora esses tipos de variações durante eventos de grande repercussão para garantir a estabilidade do fornecimento de energia elétrica e coordenar a resposta do sistema de geração e transmissão de energia em todo o país.

