Rio de Janeiro, 24 jun (Xinhua) -- A Petrobras dobrará a capacidade de todas as suas fábricas de fertilizantes nitrogenados como parte de uma estratégia para reduzir a dependência do país em relação às importações desses insumos, anunciou nesta quarta-feira a presidente da empresa, Magda Chambriard.
A executiva explicou que a empresa considera a expansão das fábricas existentes mais eficiente do que a construção de novas unidades. "Isso nos garante uma demanda estável por gás natural, produto que a Petrobras produz e produzirá cada vez mais no futuro", afirmou Chambriard.
Segundo a presidente da estatal, a Petrobras busca aproveitar o aumento da produção de gás natural do pré-sal, parte do qual está sendo reinjetado nos campos devido à demanda interna insuficiente.
O anúncio ocorre na véspera de um evento liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no município de Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul, para comemorar a retomada da construção da usina de fertilizantes UFN-3, que estava paralisada desde 2014 com o início da Operação Lava Jato. A reativação do projeto foi aprovada pela Petrobras em 2024, e a construção está prevista para começar este ano.
A usina de Três Lagoas está atualmente 85% concluída. A Petrobras estima um investimento adicional de aproximadamente US$ 1 bilhão para concluir o projeto, que deve iniciar suas operações entre o final de 2028 e o início de 2029.
Uma vez em operação, a unidade produzirá 3.600 toneladas de ureia e 2.200 toneladas de amônia por dia, além de consumir aproximadamente 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o equivalente a cerca de 5% do volume que a Petrobras comercializa atualmente no mercado brasileiro.
Chambriard destacou que a empresa já reativou fábricas de fertilizantes localizadas nos estados do Paraná, Bahia e Sergipe, e afirmou que a expansão dessas unidades aumentaria significativamente a produção nacional. "As condições mudaram. São projetos economicamente viáveis e benéficos para o Brasil", disse a executiva, referindo-se aos projetos retomados pela empresa.
Atualmente, as fábricas em operação da Petrobras têm capacidade para suprir aproximadamente 20% da demanda nacional por fertilizantes nitrogenados. A adição da unidade de Três Lagoas elevará essa participação para cerca de 35%.
A presidente da Petrobras também observou que a empresa está estudando a expansão de todas as unidades existentes para aumentar a produção nacional e suprir entre 70% e 75% da demanda por fertilizantes nitrogenados. "Nosso objetivo será alcançar a autossuficiência em fertilizantes nitrogenados", afirmou.
O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de fertilizantes devido ao tamanho do seu setor agrícola e depende fortemente das importações para abastecer o mercado interno. Portanto, o governo considera estratégico o aumento da produção nacional desse insumo.

